Emergências ligue 0800 545 0000

I Concurso Ideia Sustentável: Tamoios premia vencedores

Concurso visa estimular a percepção dos empregados da Concessionária sobre a importância da preservação do Meio Ambiente

postado em 31 de julho de 2019


Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Concessionária Tamoios promoveu o I Concurso Ideia Sustentável. O objetivo foi estimular a percepção dos empregados da Concessionária e terceiros sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e prevenção da poluição.

Os participantes enviaram sugestões de ideias e projetos sustentáveis para implantação e futuras melhorias na empresa, com os temas:  economia de recursos naturais, redução de resíduos, preservação da fauna e flora, educação ambiental e prevenção da poluição.

Uma comissão julgadora elegeu e premiou as melhores ideias, seguindo os critérios de avaliação apresentados no regulamento, sendo eles: relevância, abrangência, percepção e viabilidade de implantação.

O 1° lugar foi conquistado pelo agente de pedágio Marcos Campos, que sugeriu a implantação de placas para captação de energia solar nas bases da concessionária e instalação de cisternas para captação da água da chuva e posterior utilização para fins de limpeza.

Marina Alves, da Rádio Web Tamoios, ficou em 2º lugar com o Projeto “Pilha Aqui”, que consiste na substituição das pilhas convencionais por pilhas recarregáveis em toda a Concessionária e instalação de caixas de coleta de pilhas e baterias em todas as bases da Tamoios.

O Projeto Latinha do Bem, apresentado por Sebastião dos Santos garantiu o 3º lugar para o agente de tráfego. A ideia é disponibilizar caixas para o recolhimento de lacres de latinhas que podem ser usadas em projetos sociais.

Os ganhadores foram premiados com vales-presentes para compra de livros, além de itens sustentáveis, como canudos reutilizáveis de inox, escova dental confeccionada em bambu, garrafa d’água Tamoios, copo reutilizável, sacola de compra retornável e lixeira de carro.

Possuindo parte de sua operação e obras dentro o Parque Estadual da Serra do Mar, a Tamoios tem, dentro de sua missão, a preservação do Meio Ambiente. Em parceria com a ONG Corredor Ecológico, a concessionária realiza plantios em nascentes da região e, desde o início da concessão, já plantou  360 mil árvores nativas e alcançará 450 mil. A Tamoios também promove o Projeto O Verde e o Azul no Vale, iniciativa de educação ambiental desenvolvido nas escolas municipais da região. Outro projeto de destaque é a parceria com a Univap num Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS.