Emergências ligue 0800 545 0000

Dia Mundial Da Água: a importância do Rio Paraíba do Sul

postado em 22 de março de 2019


O rio Paraíba do Sul nasce na serra da Bocaina, a 1.800 metros de altitude no município de Areias no estado de São Paulo, como Ribeirão do Salto. Alguns quilômetros depois, mais encorpado, encontra o Rio Paraitinga, e recebe a denominação Rio Paraíba do Sul, na confluência com o Rio Paraibuna, localizado na represa da cidade de Paraibuna.

Após a cidade de Santa Branca, outras dezenas de rios que nascem na Serra da Mantiqueira completam o volume do Rio Paraíba.

Com seus 1.150 quilômetros de extensão, ele percorre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesses 3 estados, o rio passa por 168 municípios abastecendo uma população estimada de 13,5 milhões de pessoas, irriga mais de 60 mil hectares de plantações e é utilizado para produção de energia elétrica.

Os rios Paraibuna e Paraitinga estão na região onde cai uma das maiores cargas pluviais anuais do planeta. O aproveitamento dessas chuvas para o abastecimento de rios e córregos é de até 70%, índice maior do que os encontrados na floresta Amazônica.

O uso indevido do solo, desmatamento, poluição da água, destruição das várzeas e perda da cobertura vegetal das nascentes, prejudica e afeta diretamente a quantidade e a qualidade das águas.

A água mantém a vida dos animais e os animais a vida das florestas, uma cooperação importante para o funcionamento do ecossistema. Praticar o uso eficiente da água e a reutilização, são necessidades urgentes.

Água é vida. Cuide, preserve, não desperdice.