Emergências ligue 0800 545 0000

Concessionária Tamoios realizará plantio para proteção de nascentes do Vale do Paraíba

O projeto prevê o plantio de 420 mil árvores e contará com a participação de autoridades

postado em 17 de abril de 2017


A Concessionária Tamoios realizará amanhã (18/04) um plantio de mudas, dando continuidade ao seu Projeto Tamoios, que alcançará 420 mil mudas plantadas nos próximos 2 anos. O evento será realizado no Sítio Renascença, propriedade de um casal de produtores rurais de Paraibuna, um dos selecionados para o projeto.

A ação marcará o final da primeira temporada de plantio, sempre realizada em estações chuvosas. Até agora já foram plantadas cerca de 120 mil mudas, protegendo as nascentes da região do Vale do Paraíba e buscando unir os fragmentos isolados de florestas nativas.

Os ganhos vão desde a recuperação das áreas de preservação permanente (APPs), passando por aumento da biodiversidade, proteção de encostas contra erosão, até o sequestro de carbono contra o aquecimento global. Para os proprietários rurais, o ganho é imediato com a valorização e a regularização da área, já que o projeto contempla as diretrizes do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural – CAR. Árvores frutíferas e outras espécies, todas nativas da Mata Atlântica, são consideradas nesse plantio, visando um futuro ganho econômico para esses produtores, mantendo a floresta em pé.

O desenvolvimento e a implementação do Projeto Tamoios estão à cargo da ONG Corredor Ecológico, que tem uma metodologia que contempla desde a mobilização social de produtores e comunidade do entorno até a formação de corredores ecológicos. A ONG realiza as escolhas de áreas, se articulando com as prefeituras e lideranças locais, se encarrega das escolhas de espécies, plantio, proteção das mudas (cerca para proteger do gado e ação contra formigas) e o acompanhamento da fase inicial do crescimento. Essa parceria representa 80% do total das mudas a serem plantadas.

“O plantio de hoje simboliza e caracteriza o envolvimento de várias Partes Interessadas (Stakeholders) no desenvolvimento do projeto, financiado e coordenado pela Tamoios, afirma Marcelo Stachow – presidente da Concessionária Tamoios.

Aproveitando o evento do plantio, haverá o lançamento do “Programa de Mobilização Socioambiental: O verde e o azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica”, um projeto voltado para a formação da consciência ambiental de alunos do 4º e 5º anos da rede pública do Ensino Fundamental do município de Paraibuna.

A presença de várias autoridades está prevista para o evento, como representantes da ARTESP, do prefeito de Paraibuna e de órgãos ambientais. O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, confirmou sua participação no evento.

 

 

Informações sobre a Rodovia dos Tamoios podem ser obtidas por meio do Site: www.concessionariatamoios.com.br e Twitter: https://twitter.com/Tamoios099.

 

Concessionaria Tamoios

Abrindo Novos Caminhos, Trazendo Novas Conquistas

 

 

Assessoria de Comunicação