Emergências ligue 0800 545 0000

Conheça o Projeto Jacutinga

Projeto visa reintroduzir a ave em seu habitat natural. A Concessionária Tamoios apoia esta iniciativa.

postado em 07 de agosto de 2015 com informações de Assessoria de Comunicação da Concessionária Tamoios


O Projeto Jacutinga visa reintroduzir a ave Jacutinga nas áreas do Parque Estadual da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira, dois de seus habitats naturais. A ação é realizada pela Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil - Save Brasil em parceria com o ICMBio – APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul e patrocínio da Petrobras. A Concessionária Tamoios apoia o Projeto Jacutinga.


Equipe conscientiza alunos e professores sobre
a importância da preservação da Jacutinga

 

Para se ter uma ideia da relevância da iniciativa, durante 12 meses de realização de um censo nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, os biólogos e pesquisadores envolvidos encontraram somente uma ave da espécie. O Projeto Jacutinga busca reverter este quadro.

Crianças participam de oficina de desenho

 

Atualmente, as equipes estão focadas nas construções dos viveiros nas áreas naturais. Ao mesmo tempo, são realizadas ações educativas em escolas públicas nos bairros próximos aos futuros pontos de soltura da Jacutinga. A conscientização das crianças e adolescentes quanto a importância do cuidado com estes animais e sua identificação é fundamental para a disseminação de uma cultura de responsabilidade ambiental.

Alunos percorrem trilha na Serra do Mar

 

O Projeto conta ainda com as seguintes etapas: adaptação (treinamento para voo e busca de alimentos), soltura e monitoramento. A previsão é que a espécie esteja totalmente readaptada e incluída no cenário das serras do Mar e da Mantiqueira até o fim de 2018.

 

A Jacutinga


A ave atualmente classificada internacionalmente como Em Perigo (EN) era extremamente comum, da Bahia até o Rio Grande do Sul, até as décadas de 1940 e 1950, quando virou alvo de caça. Atualmente, a espécie está extinta nos estados da Bahia e Espírito Santo, além de restrita em Minas Gerais e Rio de Janeiro (onde ocorreram reintroduções), São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desenho da Jacutinga feito por uma aluna

 

A Jacutinga é conhecida cientificamente como Aburria jacutinga e pode ter entre 64 e 74 cm, atingindo aproximadamente 1,5 quilo. A ave é de médio porte, com hábitos arborícolas e se alimenta principalmente de frutos, mas também come artrópodes, botões florais e sementes.

 

Para conhecer as ações do Projeto Jacutinga e saber como apoiar, acesse o site:

http://www.savebrasil.org.br/jacutinga/