Emergências ligue 0800 545 0000

Artesp apoia Campanha “Programa na Mão Certa” Contra Abuso e Exploração Sexual Infantil

Tamoios também apoia a campanha

postado em 19 de maio de 2022 com informações de ARTESP


A ARTESP - Agência - de Transporte do Estado de São Paulo -, em apoio à campanha “Na Mão Certa” da Childhood Brasil,  passa a divulgar mensagens de orientação e denúncia contra o abuso e exploração sexual infantil nos  415 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), distribuídos em mais de 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas. A campanha começa hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e será mantida até o dia  31 de maio. Os temas das mensagens são: 

Abuso e Exploração Sexual Infantil: Ligue 100 e denuncie

“A ARTESP tem orgulho de participar da campanha da Childhood Brasil, atuando nas rodovias concedidas paulistas para conscientizar, alertar e promover a denúncia deste tipo de ocorrência. Somente trazendo o problema à tona e realizando medidas necessárias de educação, prevenção e denúncia é que será possível combater essa triste realidade”,  afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. 

 

#Cadeos90

Para evidenciar esse cenário brasileiro e reforçar a necessidade da denúncia anônima, a Childhood Brasil lançou neste mês a campanha de conscientização sobre a causa, com a assinatura “Violência sexual contra crianças e adolescentes: pra acabar, é preciso saber” e o hashtag #CadêOs90.

O objetivo é alertar a população para o baixo número de denúncias contra o abuso sexual: apenas 10% dos casos são registrados no Brasil. Em 2021, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, segundo a Childhood Brasil, os casos podem somar mais de 1 milhão ao ano.

“Esta campanha tem como objetivo alertar a sociedade sobre o silêncio que existe em torno da violência sexual contra crianças e adolescentes e reforçar a urgência e a importância de cada denúncia”, ressalta Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

 

Denunciar é simples

Quem presenciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pode denunciar por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O serviço funciona 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita.

 

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país, pois já desenvolveu e apoiou projetos que ajudam a transformar a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas, adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

Fonte: ARTESP