Emergências ligue 0800 545 0000

Tamoios na mídia: Região vai ganhar centro de reabilitação de animais silvestres

Local deve ser inaugurado em abril do ano que vem em São José. Principal objetivo é atender animais resgatados na obra da Tamoios.

postado em 10 de novembro de 2015


Do G1 Vale do Paraíba e Região

A região vai ganhar um centro de reabilitação de animais silvestres no ano que vem. O local vai receber as espécies resgatadas, oferecer tratamento para reabilitação e retorno ao habitat natural. A iniciativa é uma parceria da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e a Tamoios, concessionária que administra a rodovia que liga São José ao Litoral Norte e que passa por obras.

A unidade, que será uma expansão do Centro de Estudos da Natureza que a universidade já mantém, terá um ambulatório, clínica, áreas de contenção e quarentena. Atualmente, o local já recebe animais que chegam após apreensões e resgates feitos pela Polícia Ambiental, por intermédio de associações protetoras de animais e de moradores.

Agora, com a rodovia que cruza a Serra do Mar em obras, a expectativa é que as medidas reduzam o impacto à fauna que vive no local. Na mata ao redor do corredor vivem animais como cachorros do mato, cobras, pássaros, quatis, tatu galinha, gambá e gambá do mato.

“Vamos cuidar dos animais machucados e devolver ao seu habitat natural. Os animais que não tiverem ferimentos não serão retirados, não vão passar pela Univap", disse Milton Beltrame Júnior, diretor da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap.

 

Animais
Neste ano, o Centro de Estudos da Univap já recebeu mais de 100 animais resgatados em situação de vulnerabilidade.

O gasto anual para manter a unidade é de R$ 150 mil, em média. Na maioria dos casos, os animais enviados à Univap foram atropelados.

Além do tratamento, eles são domesticados e recebem chip ou anilhas - para que continuem sendo estudados, depois de serem soltos na natureza. 

No centro de reabilitação, uma equipe que cuidará dos animais será formada por funcionários, técnicos, três biólogos, veterinários e alunos da universidade.