Emergências ligue 0800 545 0000

Tamoios promove 5º Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre

Atividade aconteceu no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da UNIVAP

postado em 29 de novembro de 2019


A Concessionária Tamoios em parceria com a UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, promoveu na última terça-feira (26) seu 5º Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre. O objetivo da atividade foi apresentar informações e a prática no atendimento às ocorrências com animais silvestres na Rodovia dos Tamoios e foi realizado no CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da universidade.

Participaram da capacitação agentes de tráfego e empregados da sede da concessionária, que aprenderam como agir e quais equipamentos utilizar diante das ocorrências relacionadas ao tema.

O treinamento foi composto por teoria e prática. Na parte teórica, foram ministradas palestras por profissionais habilitados em fauna silvestre, com diretrizes referente ao manejo e proteção da fauna, seguido de uma abordagem sobre a contenção de animais peçonhentos e não peçonhentos, cuidados médicos e uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para a atividade. Na parte prática, cada um dos participantes teve a oportunidade de realizar a contenção e manejo de animais, o tempo todo orientados pelos profissionais da universidade.

Para a Supervisora de Meio Ambiente da Concessionária, Priscila Souza, “O treinamento é uma reciclagem para quem já está apto e uma oportunidade de treinar os novos empregados. É fundamental respeitar a legislação em vigor, preservar a integridade dos animais e garantir a segurança dos usuários da rodovia.

A atividade foi coordenada por Priscila Souza, da Tamoios, e pelas médicas veterinárias Mariana Machado e Hanna Kokubun, ambas da UNIVAP.