Emergências ligue 0800 545 0000

Outubro Rosa: Mês de Prevenção do Câncer de Mama

Concessionária Tamoios promoveu ações de alerta aos funcionários sobre câncer de mama

postado em 15 de outubro de 2019


A Tamoios, aderiu à campanha Outubro Rosa, Mês de Prevenção do Câncer de Mama, com ações direcionadas para seus empregados em todas as unidades da Concessionária.

Os temas prevenção e importância do diagnóstico precoce foram discutidos durante os diálogos promovidos na empresa com o objetivo de alertar os empregados e tirar possíveis dúvidas sobre o assunto. Foram distribuídos folhetos explicativos sobre os sintomas e formas de tratamento além de brindes alusivos ao tema da campanha.

A Concessionária também contribui com a campanha de prevenção do câncer de mama por meio de seus canais de comunicação: site, Twitter, aplicativo, Painel de Mensagens Variáveis e comunicados.

Câncer de mama:

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil depois do câncer de pele não melanoma. Responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. 

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. 

Sintomas: O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: dor, descamação ou ulceração do mamilo, edema cutâneo (na pele) semelhante a casca de laranja, e outros.

Tratamento: Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

Prevenção: A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.  A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia.

Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama