Emergências ligue 0800 545 0000

Alunos do 5° ano de Geologia da UNICAMP visitam obras da Concessionária Tamoios

Grupo acompanhou o andamento das atividades do túnel 1

postado em 05 de abril de 2019


Na manhã da última quarta-feira (3), alunos do 5° ano de Geologia da UNICAMP estiveram no canteiro de obras do km 65, onde acontecem parte das obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios.

A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma aula à céu aberto do conteúdo visto em sala de aula, além de aprender na prática os conceitos da profissão.

Cerca de 25 alunos estiveram acompanhados da professora Ana Elisa de Abreu - Instituto de Geociências da Unicamp, do Engenheiro Guilherme Hallack – Construtora Queiroz Galvão e por membros da Concessionária Tamoios. A visita contou ainda com a presença da professora Zdenka Babicová, curadora da coleção de minerais e rochas da Technical University of Kosice (Tuke), Eslováquia.

 

A professora Ana Elisa comentou sobre a importância da visita para os alunos: “Fazer uma visita dessas é uma oportunidade de ouro porque esses futuros profissionais veem na prática muita coisa que a gente fala em sala de aula. Nada substitui a experiência de você vir aqui e ver tudo in loco, em escala real”.

O encontro contou com uma apresentação do projeto por parte da equipe responsável, briefing de segurança e caminhada até a frente de obra, onde ocorre a perfuração do túnel.

O estudante Guilherme Souza dos Anjos avaliou a atividade: “Essa foi uma visita muito fantástica para mim. A gente pôde ver como um túnel é construído em situação real. Essa experiência superou as minhas expectativas”.

Através de seu Programa de Visita às Obras, a Concessionária Tamoios tem apoiado a capacitação de futuros profissionais universitários, contribuindo com a formação de mão-de-obra qualificada. Além disso, o programa é uma maneira de exercer a transparência das atividades da empresa, item fundamental para o Desenvolvimento Sustentável.