Emergências ligue 0800 545 0000

ARTIGO | On the road: um pouco de história (de 600 milhões de anos ao século XXI)

postado em 25 de janeiro de 2019


Por Flávio Café

Quem sai de São José dos Campos e chega em Caraguatatuba pela Rodovia dos Tamoios, ou vice-versa, não imagina que esteja “passeando” pela história geológica da Terra.

O roteiro histórico acontece porque terrenos que se formaram e vêm sendo esculpidos pela natureza desde diferentes épocas da história do planeta são atravessados num breve percurso, e sem que nos demos conta.

Em São José dos Campos e imediações estamos na “Bacia de Taubaté”. Imagine uma enorme depressão no terreno, dentro de uma faixa com 170 km de comprimento e 20 km de largura, que começou a ser preenchida por sedimentos¹ há cerca de 30 milhões de anos, com espessura de mais de 400 m...e mais incrível ainda, em alguns locais dessa bacia, foram encontrados fósseis de peixes, aves, mamíferos, répteis, insetos, moluscos, folhas, caules, pólens e esporos vegetais!

Seguindo em direção a Paraibuna, até o início do trecho de serra, são atravessados terrenos que expõem rochas muito antigas, com cerca de 600 milhões de anos.

Já no trecho de serra predominam rochas graníticas² com idades semelhantes à mencionada acima e a formação da Serra do Mar é um capítulo à parte dessa interessantíssima história.

Estudos indicam que o início da formação da grande escarpa está associada à separação da América do Sul e da África (“continente Gondwana”), há cerca de 150 milhões de anos. Com o passar do tempo, há cerca de 65 milhões de anos, aconteceu um fenômeno que provocou o levantamento de um bloco do terreno e o rebaixamento de outro, formando um grande desnível. Estava aí o “embrião” da Serra do Mar, a dezenas de quilômetros da sua posição atual.

Desde então, e até hoje, essa escarpa³ vem recuando na direção noroeste, resultado da ação de processos erosivos que não dão trégua...

Chegando na parte mais baixa, já na área urbana de Caraguatatuba, surgem terrenos ocupados por rochas mais jovens, com cerca de um milhão de anos...

É a natureza sempre exuberante e viva, mesmo que não tenhamos olhos e nem tempo de ver.

 

> Flavio Cafe de Castro é natural de Belo Horizonte – MG. Bacharel em Geologia, Mestre em Ciência e Tecnologia Mineral e Especialista em Gestão Ambiental. Participou de vários projetos de pesquisa mineral em diferentes regiões do país e teve atuação em cargos de liderança nos segmentos de mineração e logística. Atualmente coordena o licenciamento ambiental da duplicação da Rodovia dos Tamoios, em trecho inserido totalmente em unidade de conservação de proteção integral (Parque Estadual da Serra do Mar).

 

Glossário

¹ Sedimento: material originado por desgaste natural (erosão) de rochas e solos transportado por agentes geológicos (como rio, vento, gelo, correntes...)

²Rocha granítica: rocha formada pela solidificação do magma no interior da terra e composta essencialmente pelos minerais quartzo, feldspato potássico e mica

³ Escarpa: porção de relevo que se estende de forma retilínea por grande extensão, na forma de despenhadeiros ou penhascos verticalizados