Emergências ligue 0800 545 0000

Posto de vacinação contra Febre Amarela na Tamoios aplicou 189 doses da vacina

Durante três dias de vacinação, turistas e moradores foram atendidos nos Serviços de Atendimento aos Usuários da Concessionária Tamoios

postado em 21 de novembro de 2018


Caminho para quem se deslocou ao Litoral Norte paulista no feriado de 15 e 20 de novembro, a Rodovia dos Tamoios foi posto volante de vacinação contra a Febre Amarela. Foram aplicadas 189 doses da vacina em turistas e moradores da região que passaram pelos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAU), na rodovia.

Nos dias 14 e 15 de novembro, o posto de vacinação funcionou no SAU do km 19, em Jambeiro, no sentido Caraguatatuba. Na volta do feriado, no dia 18, o posto de vacinação foi no km 48, em Paraibuna, sentido São José dos Campos. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Lógica e Transportes, da Concessionária Tamoios e dos municípios da região do Vale do Paraíba.

“A imunização é a principal forma de prevenção contra a doença. O período atual é pré-sazonal, e a sazonalidade da doença vai de dezembro a maio. Por isso, é importante que as pessoas ainda não vacinadas procurem os serviços de saúde”, complementa a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE, Regiane de Paula

Balanços

Em 2018, mais de 8 milhões de pessoas já foram vacinadas contra febre amarela em todo o Estado. O número ultrapassa a marca da vacinação no decorrer de 2017, quando 7,4 milhões de doses foram aplicadas, e é também superior à vacinação na década anterior – 7 milhões de pessoas foram imunizadas entre 2006 e 2016.

Conforme balanço epidemiológico deste ano, até 23 de outubro, houve 502 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado e 175 deles evoluíram para óbitos. Entre o total de casos, 14 ocorreram no Litoral Norte, dos quais 5 evoluíram para óbito – São Sebastião (3 casos com 2 óbitos) e Ubatuba (11 casos com 3 óbitos). Na Baixada, foram 4 casos e 3 óbitos – Guarujá (1 caso com 1 óbito), Itanhaém (1 caso com 1 óbito) e Peruíbe (3 casos com 1 óbito).

Neste ano, 257 macacos tiveram confirmação da doença. Desses casos, 33 casos ocorreram na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.