Emergências ligue 0800 545 0000

Alunos da UNISAL visitam Obras da Tamoios

Futuros engenheiros destacam importância de complementar a formação acadêmica

postado em 17 de abril de 2018


17/04/2018 No dia 14 de abril, alunos do curso de engenharia civil da UNISAL – Lorena, participaram de uma visita guiada às obras de duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios- SP099. O grupo esteve acompanhado do Professor Fabiano Dias da Silva.

 A visita teve início com a entrega dos kits de segurança e dicas para redução dos riscos. Os cerca de 45 alunos acompanharam as explanações do engenheiro Guilherme Hallack e do Geólogo Thiago Borges sobre o alargamento das pistas e construção de taludes, necessários para contenção dos aterros. O grupo seguiu para o túnel do km 65, atualmente com 700 metros de escavação. No local, os alunos receberam explicações sobre o método construtivo, dificuldades operacionais, equipamentos necessários e a importância do planejamento. Os alunos acompanharam o trabalho das máquinas na perfuração da parede do túnel.

A visita foi encerrada sobre a parte duplicada da Ponte de Paraibuna, ainda com a explicação e detalhamento dos profissionais responsáveis pela construção.

O retorno do grupo sobre a visita foi positivo. “Os alunos amaram a visita, tiraram várias fotos e estão empolgados para voltar numa nova fase de obras”, destacou a Coordenadora Mariana Motta. Para Fabiano Dias, atividades desse perfil complementam a formação acadêmica. “O Brasil precisa disso”, concluiu o professor.