Emergências ligue 0800 545 0000

Concessionária Tamoios e Corredor Ecológico firmam parceria para a Restauração de Florestas Nativas no Vale do Paraíba

• Plantio de 340 mil mudas representa uma área de 200 campos de futebol. • Plantio estratégico promoverá conexão entre fragmentos isolados d

postado em 08 de janeiro de 2016


A Concessionária Tamoios e a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba firmaram uma parceria para o plantio de cerca de 340 mil mudas na região do Vale do Paraíba. O contrato foi assinado no final de 2015, com a presença dos Conselheiros da ONG e dos diretores da Tamoios.

Esse plantio, que irá recuperar cerca de 200 hectares, possibilitará a formação de florestas que ligarão os diversos fragmentos de áreas verdes da região, trazendo maiores chances de sobrevivência para os animais e plantas da região. O plantio não será feito de forma aleatória, e sim de forma estratégica trazendo conectividade e proporcionando mobilização social e educação ambiental para as comunidades do entorno das áreas de plantio. Os primeiros municípios que serão englobados por essas ações serão Paraibuna e Jambeiro, ambos beneficiados por obras que serão realizadas pela Concessionária Tamoios.

Na imagem, é possível ver as primeiras alternativas de áreas a serem recuperadas, efetuando a conexões de fragmentos florestais na Bacia do Rio Paraíba do Sul, na sua porção paulista.

Além do plantio propriamente dito, o Projeto contribuirá para a questão hídrica (proteção de nascentes), bem como para a redução do aquecimento global. Além disso, irá atuar na questão fundiária, já que haverá auxílio na elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural) nas áreas recuperadas. Com isso, haverá a delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), da Reserva Legal (RL), das remanescentes de vegetação nativa, da área rural consolidada, das áreas de interesse social e de utilidade pública.

“Estar sempre alinhado às políticas públicas é uma das metas do Corredor Ecológico, pois só assim conseguimos convergir ações fundamentais para a restauração no Vale do Paraíba. E a elaboração do CAR é uma das ferramentas de planejamento estratégico da paisagem dos municípios do Vale, afirma Claudia Steiner, Diretora Executiva da ACEVP”.

Outro ponto fundamental a destacar são as ações sociais realizadas junto com a restauração florestal. Será fundamental envolver as comunidades no momento do plantio. Além disso, ações de educação ambiental, de mobilização social e de geração de renda aumentarão as chances de proteção às áreas reflorestadas.

O projeto terá 5 anos de duração, com início previsto já para janeiro de 2016. “A parceria com a Concessionária Tamoios será um dos grandes projetos realizados pelo Corredor Ecológico nos próximos anos e pretendemos fazer dessa restauração um modelo para todo o Estado de São Paulo, salienta o Presidente do Conselho Deliberativo da ACEVP, José Luciano Penido.

Estamos apostando no replantio das áreas adjacentes à Rodovia dos Tamoios, pois nessa região é onde nascem o Rio Tietê e o Rio Paraíba do Sul. Além disso, nossa rodovia atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, importante remanescente de mata atlântica que precisa de apoio para sua preservação”, informa Marcelo Stachow – Presidente da Concessionária Tamoios.