Emergências ligue 0800 545 0000

Projetos Socioambientais

Projeto O Verde e o Azul no Vale

 

O projeto “O Verde e o Azul no Vale”, é um programa de mobilização socioambiental do corredor ecológico e é voltado para os alunos das escolas públicas da região do Vale do Paraíba.

O objetivo do programa é contribuir com a formação da consciência ambiental da comunidade escolar, ensinando qual seu papel na preservação do meio ambiente, sendo parte integrante e transformadora.

A iniciativa conta com kits educativos que são entregues aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de toda a rede pública.

Em sua primeira edição, tem como tema “O Verde e o Azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica”, sendo o valor da paisagem sua inspiração. O programa acontece nas cidades de Paraibuna e Jambeiro, mas pretende crescer para outras regiões do Vale do Paraíba. O projeto é uma parceria entre a ONG Corredor Ecológico e a Concessionária Tamoios.

Caso queira saber mais sobre o programa, escreva para educação@corredorecologico.org.br.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

Programa de visitas às Obras - Tamoios

 

O programa de visita da Tamoios tem como objetivo aproximar as partes interessadas com as atividades desenvolvidas nas obras de duplicação do trecho de serra.

Os grupos são guiados por engenheiros, técnicos de segurança e diversos profissionais envolvidos diretamente nas obras, recebendo informações sobre a rodovia, o método construtivo e andamento das obras, orientações de segurança e um material informativo da concessionária.

A maioria dos grupos é formada por estudantes e professores de universidades do estado de São Paulo. As visitas têm o intuito de proporcionar uma experiência prática, estendo os ensinamentos dados em sala de aula.

O Programa de visita às obras da Tamoios visa sempre a integração com a sociedade e a transparência das atividades desenvolvidas nas obras.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

CRAS

 

O CRAS- Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, está localizado dentro da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP e é parceiro da Concessionária Tamoios para o atendimento veterinário de animais silvestres.

A parceria tem como objetivo a destinação de animais silvestres resgatados na área de concessão da rodovia e nas obras sob sua responsabilidade.

Todos os animais silvestres resgatados são encaminhados ao Mantenedor de Fauna Silvestre, onde são tratados, reabilitados e, quando possível, reincorporados ao seu habitat natural.

A parceria entre Tamoios e UNIVAP comtemplou investimentos que foram fundamentais para melhorias nas instalações do CRAS, possibilitando o atendimento dos animais resgatados em um centro de referência e de excelência.   

O Mantenedor possui instalações para realizar procedimentos cirúrgicos, atendimentos emergenciais e análises laboratoriais. Mantém animais não aptos à soltura em uma área com cerca de 8.000 m2, na qual existem recintos internos e externos para animais silvestres de hábitos terrestres e semiaquáticos, um Serpentário, onde são realizadas pesquisas científicas, e um Borboletário, utilizado para fins de educação ambiental.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

Plantio Compensatório

 

O projeto de Plantio Compensatório é uma parceria da Concessionária Tamoios e a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, que tem uma metodologia que contempla desde a mobilização social de produtores e comunidade do entorno até a formação de corredores ecológicos. A ONG realiza a escolha de áreas a serem plantadas, espécies, escolhas das mudas, sempre em contato com as prefeituras e lideranças locais.

 

A origem do projeto foi a necessidade de realizar uma compensação ambiental. A Concessionária Tamoios, financiadora do projeto, tem inclusive em sua Missão e em sua Política um direcionamento estratégico de compromisso socioambiental.

 

Dessa maneira, a Concessionária Tamoios e o Corredor Ecológico realizam um projeto que atende a obrigatoriedade legal, e desenvolve um modelo de plantio compensatório reconhecido pelas autoridades do Estado de São Paulo. Essa parceria representa 340 mil mudas, do total de 420 mil a serem plantadas.